22 de jun. de 2015

Resenha - Livro: Convergente

Foto: Lanah Black.com




ATENÇÃO! CONTÉM SPOILERS DE INSURGENTE!

Olá pessoinhas! Hoje é dia de resenha. Eu resolvi mudar o sistema das resenhas e aprimorá-las. Eu não sei resenhar muito bem, faço mais textos críticos/opinativos. Mas estou disposta a aprender isso por vocês e porque eu estou realmente gostando de relatar os livros que leio. Vou começar a acrescentar as coisas de acordo com as resenhas que for fazendo, vai ser uma mudança progressiva o que é melhor para o meu cérebro que está meio lento hahaha. Bom agora falando da minha leitura, essa foi bem complicada e eu demorei bastante por que estou em fim de semestre e isso se resume em: provas, trabalhos e reavaliações. Limitando a minha leitura apenas para a viagem de volta para a casa (eu estudo em outra cidade e passo 1 hora no ônibus e esse é o meu tempo de leitura). Bom, essa é a penúltima resenha de Divergente, sim eu irei fazer de Quatro, mas talvez demore um pouco para isso acontecer.

Título Original: Allegiant
Autor(a): Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 528
Ano: 2014
Gênero: Aventura, distopia, ficção científica e ação.
Sinopse: A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. Em Convergente, o poderoso desfecho da trilogia de Veronica Roth iniciada com Divergente e Insurgente, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor.

"Uma escolha vai te definir."

O mundo que conhecemos desmoronou de vez. Evelyn e os sem-facção dominam a cidade. As facções foram exterminadas e tudo está descontrolado. Tris e seus amigos querem fugir, ir para o mundo fora da cerca, saber o que está acontecendo. Eles querem descobrir o porquê de Edith Prior ter pedido ajuda. Se juntando com os Leais (grupo criado pelos leais às facções, que são contra as regras impostas por Evelyn), eles vão além do que jamais foram.  A vida fora da cidade é diferente e eles descobrem coisas de suas vidas que jamais desconfiariam. E essa verdade pode transformar as pessoas, pode as fazer duvidarem delas mesmas. Segredos são revelados e tudo que era tão real de repente virou uma grande mentira. Mas a guerra ainda não acabou, e eles estão lutando pelos seus ideais.  Eles precisam salvar a sua cidade das mãos daqueles que a controlam.

Convergente me surpreendeu e muito. Em minha opinião foi o melhor livro da série e o melhor desfecho que poderia tomar, ninguém esperaria por aquilo e a autora conseguiu “chocar” os leitores.  
Algo que me desapontou de certo modo foi descobrir o que os divergentes realmente eram. Eu era apegada ao ser diferente do divergente e citei muito isso nas outras resenhas, e de repente descubro que em “nosso” mundo ser divergente, é ser normal.
 
A vida nos danifica, a todos nós. Não há como escapar desse dano.

O livro é tão bom, porque ele conta um novo ponto de vista de dois livros e esse ponto é totalmente o oposto do que você acreditava. Eu acho Insurgente chato, por ser um livro muito grande e acontecer só aquilo durante o livro inteiro. Já Convergente é diferente, ele vai se reinventando de acordo com o passar das paginas. A minha leitura foi mais lenta pelos milhares de imprevistos que atrapalharam. Mas mesmo com a demora de 2 semanas (o que pra mim é horrível) eu cheguei ao fim desse livro e devo admitir que derramei algumas lágrimas. Nunca pensei que sentiria algo pela personagem que eu praticamente odiava. Deu pra ver como ela cresceu no decorrer dos livros e eu gostei da Tris  de Convergente. Algo me diz que sou azarada quando gosto da personagem acontece algo dessa magnitude (quando você chegar ao final irá entender).

Algumas histórias são tão marcantes que não precisam de finais felizes.

Eu já falei na outra resenha e tenho que frisar nessa, é a imaginação incontrolável da Veronica. Se eu já a admirava antes, agora eu admiro muito mais. Convergente conseguiu explodir a minha mente com essa história incrível e quem merece todo o credito é a autora. Tudo que parecia tão fictício se tornou real aos meus olhos e não duvido que em um futuro algo desse tipo aconteça. Ainda mais nos Estados Unidos que é um país tão ambicioso.

Acho que esse livro fechou devidamente essa obra incrível e estou ansiosa pelo o filme que já tem data de estreia marcada. A distopia Divergente me encantou e hoje entrou na minha lista de livros favoritos. Recomendo a todos que estão em busca de uma aventura única e que estejam dispostos a se entregar ao mundo totalmente único.

 “Existem tantas maneiras de ser corajoso neste mundo. Às vezes, coragem significa abrir mão da sua vida por algo maior do que você ou por outra pessoa. Às vezes, significa abrir mão de tudo o que você conhece, ou de todos os que você jamais amou, por algo maior. Mas, às vezes, não. Às vezes, significa apenas encarar a dor e o trabalho árduo do dia a dia e caminhar devagar em direção à uma vida melhor.

Essa foi à resenha da semana e espero que todos tenham gostado. Comentem sobre a saga aqui embaixo e me digam como encararam esse final. Até a próxima!

Beijinhos da Jess xx

Acompanhe nas Redes Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário