15 de abr. de 2015

1000 Primeiras Vezes



Você acredita em destino? Acredita que todas as coisas acontecem por um motivo?

Eu sempre tive razões para acreditar que as coisas acontecem sim por algum motivo. Isso sempre foi uma convicção minha, algo em que acredito desde menina. Qualquer coisa que acontecesse comigo, fosse sair de casa atrasada, era algo com um “propósito maior”, digamos assim – além da preguiça de levantar da cama, claro. Mas, sendo bem sincera, eu realmente acredito nessas coisas. Horóscopos, sonhos, visões, tarot... o que for. E hoje, para confirmar que essas coisas acontecem mesmo, eu tive um "dia de destino”.

Acordei atrasada, mas ainda tinha tempo de sair e fazer o que tinha que fazer. No entanto, acabei decidindo ficar em casa e ter um dia inútil e preguiçoso, daqueles em que você só levanta da cama para buscar a barra de chocolate na cozinha – sem esquecer do copo com água. Pois bem, acordei e fiquei rolando na cama, tentando dormir de novo. Depois de várias tentativas falhas e alguns episódios de uma nova série do Netflix - Daredevil, super recomendo - levantei e desci para tomar café. Preparei tudo e, antes de sentar para engordar alguns quilos, liguei a TV. Pode parecer meio idiota, mas deixei na Ana Maria Braga mesmo. “Vai que aparece alguma receita de torta de chocolate...”

Mas, o que apareceu foi algo que captou minha atenção no mesmo segundo. A Ana perguntava para o Louro quando tinha sido a última vez em que ele fez algo pela primeira vez. Eles continuaram uma conversinha para introduzir a matéria feita pelo programa e começaram a contar a história da Mirella, uma jornalista que, após uma viagem, decidiu mudar o rumo de sua vida e criou um desafio para si mesma: fazer uma coisa nova a cada dia.

Durante a reportagem, Mirella contou que essas “coisas novas” não eram radicais ou grandiosas. Ela considerou como válidas um novo um restaurante que não conhecia, uma cerveja que nunca tinha tomado, uma viagem para Belo Horizonte, um salto de paraquedas. Coisas que podem ser feitas no dia a dia - exceto o paraquedas, porque é claro que não dá pra acordar e dizer: Oi mundo! Hoje eu quero pular de um avião! - mas que ninguém presta atenção o suficiente para fazer. A jornalista tinha 365 dias como prazo para seu desafio, mas gostou tanto que estendeu para 500 dias e, agora, pensa em estender para 1000 dias. 1000 dias de coisas novas, nunca experimentadas ou feitas antes. Para e pensa nesse número. São 1000 novas histórias para contar, 1000 novos sabores para provar, 1000 novas chances de se apaixonar...

No resto da matéria, uma psicóloga foi convidada para falar sobre como nossas “primeiras vezes” acontecem mais na infância do que no resto da vida. Isso faz total sentido, óbvio. Quando se é criança, o mundo inteiro está aberto para novas descobertas. Uma borboleta voando, um gosto diferente, uma gota de chuva. Todas esses momentos já foram os primeiros em algum dia esquecido da nossa memória.




O que realmente importou nisso tudo foi a seguinte questão: por que deixar que as primeiras vezes aconteçam apenas quando somos crianças? Qual o problema do ser humano em deixar a monotonia de lado para viver um dia de cada vez, descobrindo um novo mundo em cada um desses dias? Qual o problema em deixar a vergonha de lado e viver como pequeninos novamente, descobrindo e redescobrindo todos os sabores, os cheiros, as cores?

Inspirada por toda essa vibe de destino e primeiras vezes, eu decidi seguir o exemplo. Há tempos que preciso redefinir as prioridades da minha vida, organizar toda a bagunça que é a minha cabeça e recomeçar a viver. Escrevi metas no ano novo, como sempre faço, mas deixei todas de lado, como sempre faço também. Comecei projetos, livros, tive ideias e adivinhe? Não levei nada adiante. Só não percebi que esse empurrãozinho do destino – Obrigada Ana Maria Braga, hahaha – era exatamente o que eu precisava.

Só para firmar ainda mais essa ideia de destino, a Babs bem sabe que eu estava sem texto para hoje e que era possível não ter postagem na coluna, mas aqui estamos. Consegui inspiração suficiente para escrever e começar minha lista de primeiras vezes.

Como esse post foi bem importante pra mim, além dos trechinhos de músicas que eu costumo colocar após cada texto, eu pretendo colocar o que eu fiz de novo durante a semana. Por agora, vou começar com um desafio de uma coisa nova a cada dia. Conforme o tempo for passando, eu passo por aqui para dar notícias e contar como essa experiência está sendo. Acredite ou não, mas eu tenho um bom pressentimento sobre isso e espero que funcione. Finalizando, quero deixar o link da reportagem para quem tiver interesse. Acho que vale a pena conferir.

A frase dessa semana é a que me motivou a escrever o post de hoje.


“Quando foi a última vez em que você fez algo pela primeira vez?”

E minha primeira vez de hoje será começar esse novo capítulo da minha história. Espero que vocês façam o mesmo.

Boa semana e até terça!
Xx

Gabriela R.


Ps: Pesquisando um pouco mais sobre esse assunto, eu descobri que a EASTPAK Europe fez uma campanha para promover seus produtos com essa mesma ideia de primeira vez. Dá pra conferir um pouquinho mais da campanha aqui. As filmagens foram em São Paulo e tem algumas coisas bem legais.

Ps 2: Esse é um tema que já está rolando pela internet faz um tempo - tipo, desde 2012 - então tem vários outros textos e coisas sobre o assunto. Eu que sou atrasada e só fiquei sabendo em 2015. Hahahaha. 

Acompanhe nas Redes Sociais
Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário