14 de ago. de 2014

#15Anos: Festa, Viagem ou Presente?

Foto: Flickr

Hey! Tudo bem com vocês? Hoje venho com uma pergunta/decisão que aflige todas as garotas para se perguntarem: E aí? 15 anos... vai fazer festa, viagem ou um presente? E você?

Eu farei a festa, até por que infelizmente não tive a oportunidade de optar pela viagem.
Sabe, anos atrás eu sempre me imaginei na minha festa mas de uns tempos para cá, a minha escolha seria definitivamente a viagem, para fora do país, se eu pudesse.

Gostaria de poder ter me dado o intercâmbio grátis que ganharia, porém o "acaso" não deixou isso se realizar e pelo meu dinheiro, dificilmente eu iria a algum lugar.
Conversamos entre família e vimos que a "Festa de Debutante" é algo que a família toda gostaria e eu também. 

Vim com este post para poder ajudar você, se estiver nessa indecisão. Muitos blogs, vlogs e etc, me ajudaram nessas etapas dessa "idade", e agora gostaria de poder ser a pessoa que ajuda.
Vou apresentar em tópicos, argumentos contra e a favor de cada uma das três opções. Ok?
Mas lembrem-se que antes de tudo, a escolha é toda sua. 

  • A Festa de 15 Anos
Foto: Flickr

Eu e minha família (que é a parte econômica da coi$a) optamos pela "grande festa", porém acho melhor colocar apenas o meu ponto de vista sobre a decisão e se vocês quiserem tirar alguma dúvida sobre a parte da família/pais ou a parte financeira (mais aprofundamente) é só falar e eu ajudo como eu puder.
Vou confessar que a festa nunca foi um grande sonho e ainda me pergunto o por quê de ser justo aos 15 anos. Mas sempre quis festejar uma data especial com a família e amigos, uma festa onde tudo fosse algo sobre mim e onde eu pudesse opinar sobre tudo. Sabe? Um momento só meu? Com o vestido e tudo mais... enfim. E essa seria a grande oportunidade de dar uma festa, já que não faço isso desde meus três anos (huehue).

Para mim, as memórias que criamos são melhores que qualquer coisa e eu ter essa festa seria uma das melhores memórias da minha adolescência. Ter a valsa com meu pai, meu padrinho e um amigo. Festejar meu aniversário realmente e reunir todos para fazer parte de algo memorável a você. As amigas ali, as tias e minha mãe tudo chorando hahaha. 

Enfim, eu optei por aquilo que me traria memórias e que me fizesse comemorar com todos aqueles que eu quero por perto. Vamos falar o português claro: onde a noite seria unicamente minha.  

Se você sempre sonhou em usar vestidos de princesa, coroas de brilhantes (falsos haha), cabelo glamouroso, decoração toda sobre seu estilo, ser a "rainha do baile"... acho que a festa é uma grande opção.

A festa é para aquelas garotas que realmente adoraaaam uma festa, se jogar na balada com todos os convidados comemorando os 15 anos. Ou para aquelas que adoram organizar festas e se vêem na oportunidade perfeita que fazerem uma unicamente sua. Talvez para aquelas garotas famílias, que adoram ver todos juntos e que também querer ajuntar os amigos e anos depois ver as fotos deste dia que foi especial. Ou então para aquelas que querem ser o centro das atenções, por uma noite. 
Ou então... whatever. Se você for fazer a festa, não tem como não gostar. A festa é de quem mesmo? Sua. Ou seja, você tem adaptar a festa para que se encaixe no seu perfil, no jeito que você quer. Se a festa for feita do seu jeito, cada mínimo detalhe, então a escolha pela festa foi super válida.

E sabe aquele medo de "será que vão gostar"? Eu estou sentindo, minha gente. E percebo (quando não tenho ataques) que se a gente gostar, fod@-se se os convidados não curtirem. Porque a gente vai gostar tanto que vai se iludir achando que geral gostou, ou não. Mas, de verdade, não tente imaginar os erros ou problemas que podem ter na festa porque isso te trava (falo isso, mas estou num desespero...). É festa? Vai ter comida? Música? A gente é brasileiro, qualquer bagunça é válida. ;)
Então, agarra a confiança e corre para os preparativos.
  • A Viagem
Foto: Moyan Brenn - Flickr


Outras garotas mais modernas e que não se importam tanto com a "tradição" optam pela viagem. Outras também adotam essa solução pelo argumento de que pode sair mais barato que a festa (o que eu acho que, no final de tudo, os dois tem o mesmo preço).
Para quem tem um orçamento mais aberto, as viagens internacionais são perfeitas. Comemorar o aniversário em outro país, se dando de presente uma viagem para um destino sonhado. Ou então, quem não pode gastar tanto, uma viagem nacional ainda é uma ótima solução (Brasil tem dezenas e maravilhosas praias, resorts, lugares turísticos...).

Eu gostaria muito de ter ido viajar. Eu e meus pais até conversamos na possibilidade de irmos para a Disneyland, e um site nos deu um preço em torno de R$5.000,00 para minha família toda, de quatro integrantes. Porém o site não era muito confiável e fomos fazer uma pesquisa no Decolar.com e a mesma viagem, com alguns acréscimos, estava em torno de R$20.000,00. A diferença de preço era praticamente R$15.000,00, e decidimos não arriscar.
Se você for fechar algo parecido, tenha certeza da origem e lealdade do site e é sempre melhor fechar o negócio cara a cara. Vá a uma agência de confiança e acerte todos os detalhes para que não haja nenhuma ocorrência ou dúvidas. Viagens, internacionais principalmente, são bem complicadinhas então é sempre bom ter tudo certo em mãos antes do dia da viagem.

Você não teria a festa para comemorar, mas as memórias e experiência seriam para sempre. E o presente seria somente seu, como tem que ser, são os seus 15 anos. 
Ir sozinha ou levar os pais (com irmãos), vai de cada família. Eu iria com a minha. Mas saiba, quanto mais pessoas o pacote pode sair mais barato mas os custos são maiores.
Mas a sua decisão tem que ser sua mesmo. E aí vai de você, se você quer a festa que dura apenas uma noite ou a viagem, que dura mais dias.

  • Presente
Foto: Flickr

Ultimamente, estou vendo que muitas meninas que vão completar os 15 anos estão trocando a festa e a viagem por um presente que elas querem muito.
Muitas vezes por não ter como fazer a festa ou a viagem, ou porque elas realmente sacrificaram as duas últimas opções pelo presente.
Uma amiga minha preferiu não fazer a festa, pois não seria totalmente do jeito que queria, para ter um Iphone. O pai dela concordou e viu que o preço era realmente mais baixo que a festa (até o mais recente deles).
Minha melhor amiga não terá a festa ou a viagem por escolher ir no próximo show da One Direction aqui no Brasil, banda que somos fãs. O preço seria o ingresso, mas a estadia dela em São Paulo (se a banda não fosse para Porto Alegre). Para ela é a realização de um sonho e um presente mais que especial e ela podia ter apenas uma das nossas três opções.

Tem algo que você queira muito? Porém o preço é muito alto? Esta é a sua chance de pedir aos seus pais, ou a família. Mas saiba que dependendo do presente você pode não ter a viagem ou festa. Ou então, quem puder, têm dois de uma vez.

Acho válida a opção de pedir algo como: um ingresso para o show do ídolo, um aparelho eletrônico que queira muito, algum passeio, um carro... Enfim, isso depende do desejo e do poder aquisitivo de cada um.

E aí? Vai ser o quê? 
Independente da sua escolha, espero que você seja feliz com ela e que aproveite o máximo que puder. Eu fiz a minha, e espero que não me arrependa.
Minha festa é dia 16 de Agosto, e vou fazer todo o "passo-a-passo" em posts durante essa semana ou até depois da data.

Beijoxx e até.
xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário