24 de jul. de 2015

Tudo é Melhor de Madrugada



 Por que de madrugada tudo é melhor? Ou só eu tenho essa impressão? A minha criatividade aflora e eu sinto como se tivesse que produzir como se não houvesse amanhã. Parece que as séries e os filmes ficam mais interessantes ás 2 da manhã, enquanto eu assisto e como comida roubada da geladeira, na ponta dos pés. Parece que só existe eu no mundo, enquanto eu estou com as luzes apagadas vendo alguma coisa na internet, lendo alguma coisa, ou escutando alguma música. Como se fosse um momento meu, aonde eu posso conversar comigo mesma e imaginar coisas que mesmo em minha mente, apenas minha, tenho receio de pensar em lugares públicos. É como se na madrugada fosse um tempo apenas para mim, aonde os sentimentos e pensamentos afloram, e só eu tenho conhecimento disso.

  Tudo depois da meia noite é melhor. As festas ficam melhores quando ultrapassam a meia noite, e são ainda melhores quando vêem o dia amanhecer. Quando alguém dorme em casa, madrugar é a melhor coisa para se fazer. Aliás, qual a graça de dormir cedo com alguém na sua casa? Quando eu era menor e tinha festas na casa das tias, ou até na minha, eu nunca gostava de ir embora antes da meia noite. Era como se sair de casa não tivesse valido a pena. Eu era criança, e passar das dez da noite acordada, era uma vitória. Mas até hoje isso permanece, só a minha vontade de festa que diminuiu um pouco. 

 Não sou do tipo que fica até as 3 da manhã pulando na balada com desconhecidos ao meu redor. Mas quando a festa é cheia de rostos conhecidos e risadas sem compromisso, quero ver o dia amanhecer ali. É onde a felicidade momentânea se abriga. E desse sentimento, quero sempre a maior dose possível.

 Já ouviu falar que as melhores pessoas são aquelas que você conversa de madrugada sem horário para dormir? Digo que é verdade. Posso não conhecer a pessoa direito, mas se ela continua falando comigo as 2 da manhã, já tem minha atenção. E se ela continua fazendo isso toda a sexta á noite, ou até em dia de semana, sacrificando seu sono e seu compromisso amanhã cedo, só parar trocar algumas palavras comigo… Já tem um lugar especial na minha vida. As melhores conversas são de madrugada. 

 Quando os dois já não tem tanto assunto, porém o sono faz o assunto sobre unicórnios zumbis parecer interessante durante a madrugada inteira, até que um cai no sono ou então a mensagem de ‘preciso dormir’ é enviada, e uma dorzinha no peito surge, mas então você diz 'ok’ e manda 'boa noite’ ás 4h30 da manhã e torce para a madrugada seguinte ser igual. Com assuntos brisados e inacabáveis das 1h ás 5h da manhã. Essas são as melhores pessoas. Essas são as melhores conversas. Tudo na madrugada é melhor. 

 Não existe um motivo exato do porquê, mas existem estudos que dizem que as pessoas são mais felizes depois da meia noite. Mas acho que é quando o nosso verdadeiro eu aparece para nos dizer 'oi’. De madrugada o silêncio ajuda a gente a nos escutar verdadeiramente, enquanto no decorrer do dia, toda aquela barulheira faz a gente se perder em meio a tantas vozes e esquecer de nos escutar verdadeiramente. Sabe aquilo de 'escutar seu coração’? Não acredito tanto nisso, mas acho que isso acontece, de uma forma ou de outra, lá pelas 2h e 5h da manhã. As vezes, na madrugada é quando sentimentos pendentes vem nos visitar para dizer que ainda existem, e você deseja estar dormindo, para não passar por aquilo. E de repente,  a barulheira do dia-a-dia ajuda a abafar esses fantasmas que guardamos. Mas sentimentos como a fome também te visitam e você fica abrindo a geladeira de 5 em 5 minutos, esperando que algo de interessante apareça ali para você.

 Mas a madrugada não é eterna, em algum momento, o sono vence e você vai pra sua cama. Quase 6h da manhã, e você guarda o notebook, coloca o celular pra carregar, desliga a tv, apaga a luz e vai pra debaixo da coberta, tentando não fazer nenhum barulho para sua mãe não aparecer e lhe dar um sermão. E ali, na sua cama, você fantasia a sua vida toda, preenchendo aquela insônia chata que não te deixar dormir. E ficar viajando em sua mente é até bom, até você abrir os olhos e vê que fantasia não é realidade, mas nem isso te impede de imaginar. Feito isso, você tenta dormir. Agradece pelo dia que viveu, e deseja uma boa noite, mesmo quase as 6h da manhã. Conta quantas horas tem até acordar no 'outro dia’ (nas próximas horas), e se a conta dá menos de 4 horas, você se arrepende de ter ido dormir tão tarde e então dorme. Pra no outro dia acordar morrendo de sono e arrependida por ter madrugada e promete a si mesma nunca mais fazer aquilo novamente. 

 Porém quando chega meia noite do outro dia, lá esta você, sem sono nenhum e com muita coisa na cabeça, pronta pra virar a noite, mais uma vez, esquecendo até o arrependimento que havia sentido mais cedo. E então vive outra madrugada, sem saber se vai ficar até as 5h da manhã vendo sua série favorita ou conversando com alguém. E isso nem importa. Porque, sinceramente, tudo é melhor de madrugada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário