9 de jul. de 2015

Por dentro de Betting Her, entrevista com Helô Bernadelli



Heeeey! Tudo bem com vocês? Comigo esta tudo ótimo! E estou muito feliz em poder apresentar pra vocês algo que estava apenas em planos, durante muito tempo e agora esta feito! Bom, só pra iniciar essa conversa, queria dizer um pouco sobre como essa minha ideia começou. Sou fã de uma boyband (eu sei, não me julguem) e rapidamente conheci o universo das fanfics. Me iludi pakas com o universo que as autoras criavam, mas sai dessa fase e comecei a ver o talento que elas tinham em escrever cada estória.  

Hoje venho aqui falar de Betting Her, fanfic que iludiu e fez muita gente suspirar. Bateu recordes de visualização nesse blog, com o post de resenha da fic e ainda não deixa nada a desejar quando o assunto é talento. Sempre gostei de ter fanfic favoritas, porque as autoras sempre são acessíveis, e a gente podia conversar com elas no facebook, twitter, etc, mas é meio chato puxar a pessoa na rede social e fazer mil e uma perguntas sobre a fanfic. Sabe?  Então, decidi assumir esse papel e ir atrás da autora de Betting Her, a Helô Bernadelli, e posso dizer que ela foi muito fofa comigo e fez essa entrevista ser muito gostosa de ser realizada. 

Gostaria de agradecer a você Helô, novamente, por fazer isso ser possível e dizer que BH é uma das minhas fanfics favoritas, então estou enloquecendo por saber tanta coisa por trás dessa história. Aaaah, se você gostou dessa pequena entrevista com a Helô e quer saber mais sobre outra fanfic que você goste, deixa nos comentários, ou vai no facebook, ou no twitter, e me conta qual a próxima autora de fanfic que você gostaria de ver uma entrevista aqui e saber mais sobre a fic. Entãaaaaaaao, vamos lá?

1. Bom, antes de tudo, vamos começar pelo começo, haha. Quando e como Betting Her surgiu na sua mente? Existiu uma 1ª versão antes da original e quando foi que você pensou “Ok, vamos lá, eu preciso escrever isso”?

HB: ínício é sempre um ótimo começo haha. Eu, com toda certeza, posso dizer que Betting Her surgiu e só. Na época eu escrevia várias fanfics – e tinha a intenção de postar, mas eu nunca conseguia escrevê-las até o fim, de repente surgia uma ideia nova, e eu abandonava o enredo antigo para me aventurar em outro, e outro, e outro. E aí Betting Her. No minuto em que pensei nela, eu já sabia o que aconteceria no início, meio e fim.
Não existiu uma versão original, mas como eu já tinha a maioria dos capítulos prontos quando comecei a postar, eu sempre revisava e mudava um pouco (mentira, era muito) o conteúdo do capítulo antes de ir ao site. Dessa vez não desisti do enredo. Que sorte! Haha.
2. Em meio a todo o processo criativo que envolve as duas partes de Betting Her, qual foi a maior dificuldade ao longo da fanfic?

HB: Acredito que a maior dificuldade foi a mudança dos personagens, o amadurecimento, a descentralização dos personagens principais para focar um pouco nas relações familiares, sociais, etc. Quando se escreve um romance, acabamos esquecendo que os personagens tem vida para além do relacionamento, então minha meta para Betting Her II era tentar voltar o olhar das leitoras ao resto, ao outro, aos coadjuvantes... Foi uma tarefa árdua, mas que – pra mim – teve um resultado delicioso.
3. Bloqueio criativo é um problema um tanto comum em autoras e as vezes, apenas uma forte inspiração quebra isso. Você passou por esse tipo de bloqueio na fanfic? E houve uma “grande inspiração” para te ajudar a superar tal coisa?
HB: Incontáveis bloqueios! Devido ao fato de que Betting Her II não tinha tantos capítulos quando comecei a postar, meus bloqueios mais fortes surgiram ao longo de sua publicação. A pressão é uma pedra no meu sapato, e embora eu tivesse total consciência de que as leitoras não faziam por mal, eu não sabia como lidar com isso, e acabava encontrando muita dificuldade em meu processo criativo.
Ainda assim, o meu maior bloqueio foi, sem dúvida, o final da primeira parte de Betting Her. Como muitas leitoras sabem, faltando apenas 1 ou 2 capítulos para o fim, minha mãe veio a falecer. Não achei que fosse dar conta de escrever o resto, ao mesmo tempo não me sentia no direito de privar as leitoras do final – faltando tão pouco para chegar nele.
4. BH tem muitas músicas ao longo da história, usadas como trilha sonora também. Como você montou essa trilha? E você tem uma música favorita entre as citadas na fanfic ou uma música que seria “tema” de Betting Her, para você?
HB: Tenho uma confissão a fazer: sou um karaokê, hahahah. Qualquer coisa me lembra música, e foi exatamente assim que elas foram selecionadas. Eu pensava no conteúdo do capítulo, e recordava de uma música que poderia se encaixar. E uma favorita?
Agora você me pegou pra valer! Eu tenho várias músicas favoritas ao longo da primeira e segunda parte, e provavelmente Cannonball não seria minha preferida dentre todas elas, mas é com certeza a que mais me lembra Betting Her. Em qualquer momento que eu ouça, ou onde quer que eu esteja, lá estão os personagens principais dançando pra mim!
5. Falando da parte técnica, como foi desenvolver o contexto da história? Havia um tipo de roteiro, ficha de personagem, etc? E sobre os personagens, como foi criar eles?
HB: Foi um desafio. A ideia era clichê, e eu precisava transformá-la em algo não-tão-clichê. Não havia um roteiro pré-estabelecido, nem ficha de personagens. Eu sabia o que queria deles, e aos poucos fui desenvolvendo dentro do que eu havia imaginado. Como já disse antes, meus personagens às vezes tinham vida própria. Foram muitos os capítulos que comecei com uma ideia, e terminei com algo completamente diferente, como se eles tivessem me conduzido, e não o contrário. Criá-los foi como dar vida à pessoas que marcaram a minha vida, e a de muitas leitoras. Sinto falta deles como se fossem grandes amigos.
6. Depois que a fanfic foi postada você imaginou que BH chegaria num nível tão alto? Afinal, Betting Her é referência quando se trata de fanfics e suas leitoras são uns amores (segundo o grupo no fb haha). Como você se sente com todo esse carinho e conquistas da fanfic?
HB: Bom, tal como qualquer autora que publica sua criação, eu torcia muito para que Betting Her fosse vista, fosse reconhecida de alguma maneira. Mas em nenhum momento – enquanto escrevia, ou quando comecei a postar – imaginei que seria dessa maneira. Eu postei como uma experiência, que se desse certo, abriria porta para novas publicações. E foi uma experiência tão adorável e grandiosa que eu nem sei como definir!
Minhas leitoras são incríveis, grande parte delas foi se tornando muito próxima de mim, algumas são grandes amigas. Eu nunca sei como expressar minha gratidão. Um “muito obrigada” parece microscópico diante do meu real sentimento pelo carinho e consideração que sempre tiveram comigo, e com a fanfic. Me sinto lisonjeada. Me sinto honrada. E muito sortuda, por Betting Her ter me feito cruzar com a vida de tantas pessoas lindas.

Foto: E essa é a Helô, criadora de Betting Her.


7. Helô, devo confessar que Betting Her é uma de minhas fanfics favoritas porque a sua escrita era maravilhosa, e parecia que eu estava dentro da história, pela maneira que você lidava com as cenas e personagens. Mas quando foi que você “descobriu” esse seu talento para escrita?
HB: Desde que aprendi a escrever, eu acho. Eu era a criança boba que ficava escrevendo poesia nonsense. Gostava de criar histórias de terror para brincar com meus amigos, como se eu fosse a roteirista de um filme que ninguém filmava. Mais tarde, na época do nosso amado Orkut, eu participava de uma comunidade de “webnovelas” (quem é “daszantiga” deve lembrar que fanfic antes era conhecida como webnovela, hahaha). Foi lá que publiquei minha primeira criação (que infelizmente eu não tenho mais), e tive uma ótima devolutiva. Ainda assim, fiquei bons anos sem escrever ou publicar qualquer coisa. Em 2008 fui ao show do McFLY em Curitiba, e na fila ouvi as meninas comentando sobre “fanfics”, comecei a entrar novamente em contato com essas histórias, e pela primeira vez de maneira interativa. Desde então retomei o hábito da escrita.
8. Uma pergunta um tanto clichê: Você já pensou em parar Betting Her? Enquanto ela estava em andamento? Se sim, qual foi o motivo? E já bateu uma insegurança sobre a história, e sobre fazer a segunda parte da fanfic (Betting Her 2)?
HB: Houve um único momento que eu pensei em abandonar, e ainda assim foi um pensamento passageiro. Como eu disse acima, meu maior bloqueio foi quando minha mãe faleceu. Foi de longe o momento mais difícil da minha vida, e embora eu já tivesse uma ideia definida para o final de Betting Her 1, meu entusiasmo havia se esvaido, e é muito fatigante escrever um romance sem paixão... Se não impossível. Então levou muito tempo até que eu fizesse as pazes com a minha concentração e inspiração. Nesse período pensei em abandonar, mas achei que seria altamente egoísta da minha parte. 
Não fui egoísta, e menos ainda foram as leitoras, que aguardaram pacientemente até que eu estivesse pronta para retomar a escrita. O final ficou corrido e até um tanto mal escrito, mas foi tão árduo que seria injusto reescrevê-lo. A ideia de Betting Her 2 já rondava minha cabeça bem antes disso tudo acontecer. Eu já sabia como a primeira parte terminaria, e achei que seria interessante presentear os personagens com uma reconciliação, mesmo que ela tenha demorado 42 capítulos e 10 anos, hahaha.
9. Estamos quase no final da pequena entrevista, e eu devo perguntar: Como foi escrever as últimas palavras de Betting Her? J.K. Rowling disse que chorou horrores ao finalizar Harry Potter, e você qual foi sua reação? Ao terminar, teve algo que você se arrependeu de ter feito, ou deixar de ter feito na história?

HB: Foi assustadoramente difícil. Fiquei muito resistente, e cada vez que lia encontrava um milhão de defeitos, e no fim eu percebi que só estava tentando adiar o fim. Embora muito emocionada ao escrever as últimas palavras, só me permiti chorar no dia em que foi postada. Entrei no site e li como se fosse uma leitora, como se fosse uma de vocês, e por um momento parecia ter sido realmente escrito por outra pessoa.
Eu sabia que ali findava uma grande história, e que eu havia chegado ao fim de uma missão, a de proporcionar um bom momento de leitura à algumas (ou muitas) pessoas. Nada pode ser mais especial ou gratificante. Não posso dizer que me arrependo de nada do que fiz, ou deixei de fazer. E embora caso eu fosse reler, provavelmente mudasse uma coisa ou oua, acredito que a história é exatamente como deveria ser.

10. Sabemos que você está cuidando de uma nova história. Você poderia nos contar qual a previsão para ela ser postada?
HB: Bom, cuidar não seria a palavra ideal diante do meu descuido atual. Ando sendo uma autora bastante negligente com meu novo romance, hahaha. Digamos que a maior parte dele ainda está sendo redigido só em minha mente, muito pouco no papel/notebook, graças a minha falta de tempo que está cada vez maior... Por isso adianto que, infelizmente, não tenho qualquer previsão de publicação. De qualquer maneira, posso adiantar á vocês que se chama que se chama Segredos Inabitáveis.

Bom, reservo este momento para agradecer imensamente à Barbara Rufino, pelo interesse e paciência, e à todas as leitoras que enviaram suas questões e curiosidades, espero ter respondido e correspondido às expectativas. Meu imenso e eterno agradecimento à todas que se renderam à Betting Her, ao carinho e consideração de sempre. Vocês tornaram essa experiência algo delicioso, gratificante e extremamente especial. Betting Her não teria o mesmo significado caso eu não tivesse as leitoras incríveis que tenho. Meu muitíssimo obrigada!  Mmmmmwah!
Eu, Barbara, estou imensamente feliz por essa entrevista e me sentindo o Jô Soares hahaha (Barbara, menos!). Enfim, Helô obrigada pela estória maravilhosa que você nos deu e todas as leitoras (assim como eu) esperamos que muitas ainda venham por aí. Obrigada novamente novamente pela oportunidade, viu? E para quem quiser saber mais sobre Segredos Inabitáveis, só entrar no grupo de BH.

Gostaria também de agradecer aos membros do grupo de Betting Her no facebook, que me ajudaram á formular as perguntas. Um mega obrigado a vocês!!! E se você não sabe ao certo o que é Betting Her, clica aqui e veja a resenha que eu fiz da fanfic.

Bom, gostou da entrevista? Tem outra fanfic favorita e gostaria de ver uma entrevista com a autora dela? Então deixa aqui nos comentários, ou no facebook, o nome da fanfic e da autora, que eu vou atrás correndo para saber mais o que tem por trás da história. Esse foi o primeiro "Por Dentro de" aonde eu espero que tenha muito mais entrevistas. O nome final ainda não é esse, mas eu até que gostei. 

Fiquem beeeem,
e até.
Me acompanhe nas Redes Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário