10 de set. de 2014

Futuro de Escolhas

Foto: Flickr


Sabe, ás vezes eu me pego pensando sobre o meu futuro. Me perguntando aonde eu estarei daqui 5, 10, 20 anos. E aí eu percebo que, independente da onde eu esteja, será tudo por causa dos caminhos que eu escolhi seguir. É meio assustador pensar que toda e qualquer ação que nós fazemos hoje, afetará nosso futuro.

Eu acredito no meu futuro, e sei que tenho capacidade para alcançar o que eu quiser, como você. Muitas vezes, o nosso objetivo de vida parece estar muito distante e quando nós nos agarramos a ele arduamente, vemos que não é tão fácil assim correr atrás de nossos ideais. Por que todo grande objetivo, tem um enorme e difícil caminho até ele (como o Mario tentando salvar a Princesa Peach) e nós devemos nos desviar de tentações que desviem nossa atenção. Até porque não tem graça conquistar tudo sem esforço algum, pois quando eu estiver no topo, quero contar o quanto sofri e o quanto mereço estar ali. 

Conversei com minha melhor amiga e com meus pais sobre as escolhas que afetam nosso futuro. Conheço muitas pessoas que ignoraram a existência de um futuro, para aproveitar o presente, imaginando que ele seria eterno e o resultado disso não foi dos melhores. Essas pessoas hoje lamentam não ter aproveitado o tempo que tiveram antes, ou pelas escolhas erradas que fizeram. "Por que na adolescência tudo parece ser eterno", não sei onde li isso mas sei que muitos hoje em dia pensam dessa forma, o que eu acho errado. Porém, realmente, sei que tenho pensar no meu futuro, mas a sensação que eu tenho é que meu hoje é eterno. Sabe? 

Tenho milhares de planos e muitos deles eu quero realizar agora, porque eu não consigo esperar até o amanhã. Sou muito desesperada enquanto a isso, não consigo deixar para depois. Porém, algumas vezes, não consigo aquilo que quero realizar na primeira tentativa e a frustração é enorme, e aí eu tenho que continuar tentando (mesmo que minha cabeça diga que não há jeito, porque eu sei que há). E, claro, não dá pra desistir e ficar sentada no sofá o dia todo vendo tv. E vocês sabem disso, não sabem? É uma escolha minha batalhar pelos meus objetivos, e eu vou arcar com todas as consequências que minhas escolhas podem trazer.

Nosso futuro é feito de escolhas. Desde as mais pequenas até as mais definitivas. Desde o que você vai comer hoje até o curso que vai começar a fazer. Desde que roupa vai usar até quem você vai deixar entrar na sua vida. Tudo tem uma consequência e estou eu disposta a aceitar as minhas. 

A infância já se passou para mim (mesmo que eu não consiga/não queira admitir) e o que era futuro antes, é meu presente agora e é por isso que eu decidi falar sobre o futuro. É agora que devemos escolher o que queremos para nossas vidas, porque deixar para fazer esta escolha mais tarde ou tentar repará-la mais para frente, será tarde demais. Ou seja, quer fazer um curso? Terminar os estudos? Aprender a andar de bicicleta? Comer chocolate? Viajar? Tentar aquela prova que te daria uma oportunidade incrível? Faça. Apenas faça. Não deixa pra depois, não tenha medo, o seu futuro esta nas suas mãos e a cada segundo que se passa, é uma oportunidade que você deixa passar ou se agarra a ele.

O futuro é feito de escolhas. Quais são as suas?

  • Agradecimento especial á Jessie (novamente) que em breve será adotada aqui no blog. Obrigada por ter conversas filosofais comigo e pela ideia deste post. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário